sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ESQUILO-VERMELHO REGRESSA

Uma reportagem sobre o Esquilo-vermelho que está a regressar aos poucos ao norte de Portugal depois de ter desaparecido há cerca de 500 anos.Foi emitida no "Jornal da Tarde" da RTP e tambem no "Bom Dia Portugal" entre outros espaços informativos da RTP em 2007. Recupero-a agora no blog para que a possam ver ou rever.A imagem é de António José Fernandes e a edição de Manuel Oliveira.O biólogo Nuno Gomes Oliveira, administrador do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, explica na reportagem "os porquês" do regresso deste simpático animalzinho.
Espero que gostem.



3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Moro na zona de Leiria e hoje ao sair de casa vimos um esquilo em tom castanho avermelhado e de corpo alongado a atravessar a estrada, subiu um pinheiro e dali andou descansadamente de pinheiro em pinheiro, voltou a descer ao solo e a subir, até o perdermos de vista.

Fiquei intrigada e vim fazer uma pesquisa sobre aquele animal, acabando por vir "cair" neste blog.

O animal era muito semelhante ao da reportagem, embora me parecece ter um tom mais vivo, mais fogoso.

A reportagem constante no blog parece ter sofrido um corte, o que lamento. Haverá forma de vê-la na totalidade? Fiquei mesmo curiosa com a existência deste belíssimo animal tão próximo da minha casa e seria importante que alguém que se dedique à defesa dos animais no seu habitat natural tomasse conhecemento da sua existência.

Obrigada

Fernando Correia disse...

Caro Luís,
Parabéns pela reportagem sobre o esquilo-vermelho; estou a terminar o livro sobre o património natural do concelho de Penacova e falo, naturalmente sobre o Mondego: nele vou publicar um plano com uma sequência fotográfica tirada por um colaborador meu deste intrépido roedor a atravessar o rio a nado, saindo do areal num meandro. Foi a procurar info. para fazer a legenda que dei com a sua reportagem (no norte migraram da vizinha Espanha, mas no Centro e mais propriamente em Coimbra são o resultado de uma campanha promocional de uma empresa de congelados que há mais de uma dezena de anos se lembrou de libertar 10 casais no Jardim Botânico...
continuação de bom trabalho,
Fernando Correia
www.efecorreia-artstudio.com

Beirão disse...

Caro amigo Luis.
É com enorme prazer que vejo as suas reportagens sobre a vida animal do nosso pais.
Resido na localidade de Povoa de Rio de Moinhos proximo de Castelo Branco e sou originário de uma aldeia a cerca de 20 Km também de Castelo Branco chamada de Barbaído. Quanto ao esquilo vermelho devo dizer que actualmente na nossa zona é avistado frequentemente. Os vestigios da sua presença também são abundantes, bastando para tal deslocarmo-nos a uma qualquer zona de pinhal para avistar as pinhas no solo completamente roídas de forma homogénea.
Abraço, Antonio Gonçalves